terça-feira, setembro 19, 2006

Torre Solar

Já ando há muito tempo para escrever sobre a forma de captar energia mais estranha que até agora encontrei.
Estão a imaginar uma estufa onde o ar quente tem tendência a subir?
Agora imaginem uma chaminé por onde esse ar quente possa sair.
Bem já temos uma estufa a produzir ar quente e uma chaminé com uma corrente de ar ascendente só falta colocar uma turbina na entrada da chaminé que essa corrente de ar vai obrigar a rodar. Simples nao é?
Agora vamos a números.
Uma Torre Solar protótipo foi construida e testada em Manzanares (sul de Madrid). Trabalhou quase sem interrupção desde Julho de 1986 até Fevereiro de 1989.
Tinha uma capacidade de 50 kW uma tore de 195 metros de altura e diametro de 10 metros. O colector tinha 240m de diâmetro!!! Isto é impressionante mas há mais.
Ver fotos no site http://www.visionengineer.com/env/solar_flue.shtml

Está a ser pensado construir uma torre solar na Austrália com 1000 metros de altura (sim mil metros!!) com um diâmetro de 150 metros!!!
O colector está a condizer tem 5 quilometros de diametro!!!!!!
Potência esperada de 200MW (só para comparação as torres do Caramulo são de 2MW).
Ver esquema de funcionamento no site http://www.enviromission.com.au/project/technology.htm

É a loucura completa, a imaginaçao de algumas pessoas continua a surpreender-me.
É assim que o mundo avança.

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas

Antes de mais gostaria de dizer que esta é de facto, tal como o Xicote disse, provavelmente a forma mais estranha de captar energia que já se viu.

Bom, mas acordemos e entremos na realidade. Uma torre com 1 Km de altura e 150 metros de diâmetro!!!!! O espelho ainda é possível mas a torre, sinceramente não acho que seja viável, pelo simples facto de que poderá vir a sofrer de problemas estruturais quando o vento se fizer notar. Passa-se o mesmo com as pontes!!

Também acredito que o dinheiro que se viria, porventura, a dispender para uma obra desta envergadura, seria melhor aproveitado em energia solar tradicional, eólica...

Não sou da opinião que é com este tipo de ideias que avançamos, antes pelo contrário, o retrocesso em termos de protecção ambiental, que tantos almejam mas que poucos conseguem, viria como se diz na gíria "por água abaixo". Porque uma torre com 1000 metros de altura, quase que começa a ser considerado altitude. Ainda se preocupam com o impacto ambiental de geradores eólicos com 40 metros.

Sejamos coerentes, ou se inova no sentido positivo, ou simplesmente ficamos quietos.

Esta é apenas a minha opinião em relação a este tema, que até se torna engraçado pela falta de cabimento que tem. Como tal é válida para mim e para quem partilha da mesma opinião que eu.

Peço desde já desculpa ao dono do blog se este comentário parecer pouco ortodoxo, mas com um assunto destes...

Boa continuação e boa pesquisa

20/9/06 00:00  
Blogger Xicote said...

Boas anónimo, também estou de acordo que esta ideia é megalomana.

"... ou se inova no sentido positivo, ou simplesmente ficamos quietos."

Encara este post como a piada que se conta no meio de uma apresentaçao com pouco público para ver se se desperta e cativa mais gente.

Gostei do comment.

20/9/06 08:46  
Blogger Xicote said...

Vou tentar para a próxima escrever com menos erros.

26/9/06 00:25  
Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa por este não ser provavelmente o melhor local para expor a minha dúvida.

É o seguinte: será que alguém me sabe informar onde é que posso retirar informação acerca de algum tipo de incentivo para veículos eléctricos, em termos de não emissão de CO2, ou seja será que existe uma "Bolsa" europeia que financie este tipo de iniciativas?

Se existir tal instituição e se me pudessem elucidar agradecia.

Agradeço desde já a atenção dispensada e até breve

26/9/06 22:38  
Blogger Xicote said...

Estás a falar de incentivo à compra ou a investigação de carros eléctricos?
Outra questão, são carros eléctricos ou híbridos como o Honda Civic IMA ou o Toyota Prius?

26/9/06 23:33  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Estou a falar de incentivos em termos de investigação e implementação no mercado de carros completamente eléctricos, uma vez que é uma alternativa muito mais vantajosa em termos de consumo de energia.

A ideia é para que se possa pedir um financiamento a algum tipo de fundação ou instituição para que seja possível fundar uma empresa de venda e consultadoria de veículos eléctricos.

Sei que nos Estados Unidos existe um fundo "patrocinado" pelas empresas que compram as suas cotas de mercado de CO2. Estes fundos são depois aplicados em investigação e desenvolvimento de projectos de veículos não poluentes, ou que poluam menos que os clássicos veículos de motor de combustão.

Como neste momento tenho uma cadeira de Economia para fazer na qual tenho que fazer um trabalho sobre empreendedorismo, lembrei-me de desenvolver a ideia.

Não será uma ideia para sair do papel.

Agradeço desde já a atenção e espero por uma resposta.

Obrigado

27/9/06 20:00  
Anonymous Anónimo said...

Então ninguém?

Isto assim torna-se complicado tentar levar o país para a frente. lol

Obrigado e qualquer informação neste sentido será bem vinda

5/10/06 00:36  
Blogger Xicote said...

Olá anonymous,
tenho andado ocupado com outros assuntos e não tenho podido dedicar o tempo que a tua questão pede.
Necessito esclarecer uma coisa, eu não vejo os carros eléctricos assim tão vantajosos.
- Se são carros electricos, a energia eléctrica tem de ser produzida de alguma outra forma de energia. Se forem os combustiveis fosseis temos poluição.
Podes argumentar que pelo menos não polui as cidades onde a concentração de poluentes é maior. É verdade, mas em termos globais para o planeta tanto faz queimar combustiveis no campo como na cidade. Também podes dizer que uma central térmica a queimar combustiveis fosseis tem mais rendimento do que o motor de um carro ou seja uma central térmica tem menos perdas logo para uma quantidade equivalente de combustivel produz mais energia. Tens razão.
- Usar a energia eléctrica produzida pela pelas fontes renováveis (por exemplo eólica) não é muito viável visto que esta representa ainda uma contribuição muito fraca para as necessidades actuais de energia eléctrica. Esta opção era válida se existisse um excesso de energia electrica de origem renovável.

9/10/06 22:25  
Blogger Xicote said...

Esqueci-me.
Depois temos as baterias que têm baixa duração e consomem muita energia para serem recicladas por conterem metais pesados (chumbo, cadmio, lítio, nickel) e ácido sulfúrico.
O futuro (+ 10, 20 ou 30 anos) vão ser as pilhas de hidrogénio.
Energia eléctrica obtida por uma fonte renovável é usada para separa o H (hidrogéno) do O (oxigénio) da água (H2O).
Numa pilha de hidrogénio, estes dois gazes voltam a combinar-se libertando a energia eléctrica absorvida e tendo como resultado ÁGUA.

Só estou á espera que alguem venha dizer que depois o excesso de vapor de água na atmosfera provoca alterações climáticas muito piores do que o CO2.
Um artigo que considero interessante:
http://www.ceage.vt.edu/2DOC/IEEE_dev1994_v8_no2_1.pdf

9/10/06 23:12  
Blogger tójó said...

O teu blog vai muito bem...
Recomenda-se e não consome recursos.
A simplicidade na abordagem aos temas está a ser A CHAVE para o sucesso!
Parabéns!

10/10/06 12:30  
Blogger Xicote said...

Olá anonymous agora sim vou tentar dar resposta ao teu desafio.
Um site sobre um simpósio no Japão que vai decorrer no final deste mês.
http://www.evs22.org/eng/gen.html

O site "The European Association for Battery, Hybrid and Fuel Cell Electric Vehicles" tem muita informação. Sobre incentivos está desatualizada pois é de 2004.
http://www.avere.org/home.htm

Site americano.
http://www.electricdrive.org/

Site asiático.
http://www.evaap.org/links.html

"empreendedorismo" é bom
"Não será uma ideia para sair do papel" é mau
"tentar levar o país para a frente" é bom

Repara como a indústria ligada ao sector automóvel está a sair do país. Sabes porquê? deslocar máquinas é fácil, são plug and play e pessoas para trabalharem em 15 dias 1 mês estão operacionais.

Agora imagina que em vez de os subsídios/ajudas serem dados a uma empresa é dado para contruir um laboratório de desenvolvimento de baterias - poluidoras, + leves, ... associado a empresas internacionais do sector que por isso vêm a Portugal desenvolver os seus produtos. Ou imagina um centro de desenvolvimento de células de hidrogénio ou qq outra coisa. Uma empresa assim vale não pelas máquinas que tem mas pelas pessoas que tem, pela equipa que formam, e pelo resultado do seu trabalho. Não é fácil deslocalizar pessoas. Estas são muito mais pesadas do que qq máquina.
São as pessoas o mais importante.

10/10/06 22:53  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Desde já o meu agradecimento pelo teu interesse em responderes ao meu pedido.

Agora vou tentar responder aos teus comentários de uma forma clara e eficaz, espero eu.

Vamos lá então.
Em relação às baterias aconselho-te vivamente a visitares o seguinte site http://www.europositron.com/en/techniques.html onde podes encontrar informação detalhada sobre um novo tipo de baterias que já está em fase de acabamento.

Em relação aos veículos eléctricos contínuo a dizer que estás um pouco desactualizado e aconselho o seguinte site: http://www.teslamotors.com/. Aqui podes encontrar informação sobre um novo veículo 100% eléctrico, penso que irás ficar espantado, tal como eu fiquei, em relação às características técnicas do veículo.

Ainda sobre veículos eléctricos o site http://www.evworld.com tem sempre notícias actualizadas sobre o que de melhor se faz em termos de desenvolvimento e de investigação em veículos 100% eléctricos.

Em relação ao facto que referiste de não ser uma ideia para sair do papel, a verdade é que a minha investigação é movida pela necessidade de informação para poder desenvolver um trabalho sobre empreendedorismo. A curto prazo não é de todo uma ideia para desenvolver mais que isto, mas um dia nunca se sabe, e assim já ficam aqui as bases.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção e se quiseres podes visitar o seguinte fórum http://www.phpbbcity.com/forum/index.php?mforum=engfortes onde qualquer dúvida que tenhas acerca dos temas acima referidos serão o mais céleramente possível respondidos.

Abraço e continuação de bom trabalho

12/10/06 21:33  
Blogger Xicote said...

Obrigado pelos comentários.
Os sites que indicaste não conhecia e vou ter de me perder por lá mais vezes.

Continuo a contar com a tua análise
em futuros posts.
Bom trabalho sobre "empreendedorismo".

13/10/06 00:37  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Antes de mais quero referir que podes contar com os meus comentários, pois sempre que houver posts novos e que eu perceba minimamente do assunto irei comentar.

Relactivamente ao comentário do paj0 é o seguinte: veículos 100% eléctricos é possível, tal como já referi. O que continua a ser necessário é a produção de nergia eléctrica para que tal veículo possa ser carregado. Mas pensa no seguinte: em vez de um certo veículo gastar 8l/100Km de gasolina, se gastar energia eléctrica já existe uma vantagem. No site da Tesla Motors podes verificar que o consumo por milha é de cerca de 1 cêntimo (U.S. dolars) o que representa quase nada em comparação com um veículo a gasolina. Se os recursos a que temos acesso são, por natureza, limitados, há que fazer o melhor usufruto possível desses recursos e da forma mais rentável possível para que se possa tirar o máximo proveito com o menor desperdício.

Os veículos eléctricos são uma resposta a isso mesmo. Em vez de andarmos com veículos híbridos que são muito ineficazes podemos conduzir veículos 100% eléctricos que são muito mais eficazes.

Se, por mera hipótese, retirasses todos os veículos de motor de combustão de circulação e substituisses por veículos eléctricos irias, com certeza, notar a diferença, pois terias menos poluição, menos consumo de combustíveis fósseis, menos consumo em peças de manutenção, etc, etc, etc.

Em relação à segunda pergunta a minha resposta é a seguinte: é viável desde que o governo do país em questão tenha interesse e apoie a ideia, caso contrário não haverá muita hipótese de manter a empresa, centro ou o que quer que seja.

Mas a verdade é que os veículos com motores eléctricos foram os primeiros a surgir e, como é do conhecimento geral, a moda dá sempre a volta e não tarda muito teremos novamente os veículos eléctricos a circular em grandes quantidades por essas estradas fora.
O antigo problema do armazenamento de energia está praticamente resolvido para aplicações deste calibre (EV's) e a autonomia que estes carros alcançam actualmente é fantástica e competem com os veículos mais modernos com motor de combustão. Existe ainda a vantagem de podermos fazer uma viagem de Lisboa-Porto com cerca de €4 em vez de €30, por exemplo, apenas em consumo de combustível. Se colocarem a questão deste modo a pessoas vossas amigas verão que a resposta é sempre no sentido de diminuir os custos, pelo que todos irão preferir um carro que gaste menos. Pode ser que um dia a ideia se generalize e a informação também, por forma a divulgar o EV e promover a sua rentabilização junto daqueles que detêm o monopólio dos produtos petrolíferos. Quem sabe....um dia.....

Abraço

15/10/06 18:41  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Esqueci-me de colocar no comentário anterior um site que se refere à torre solar aqui discutida.

http://www.solarmissiontechnologies.com/

O que me espanta é que estão de facto a pensar construir tamanho mamarracho (lol).

Enfim.... há gente para tudo!!!

16/10/06 00:08  
Blogger Xicote said...

Gostei da indignação do paj0.
Então cá vai, vamos imaginar que vivemos nesse mundo só com carros eléctricos. Chegamos a casa e ligamos o carro á tomada para carregar as baterias. Ora pode muito bem acontecer que a rede não tenha capacidade para suportar esse aumento brutal de consumo e temos um apagão. Bem o estudo onde esta situação vem referida foi feito para o tipo de bateria que existia não muito diferente do que existe actualmente. O estudo teria de voltar a ser feito para esta nova bateria da EUROPOSITRON e também considerando que agora os carros eléctricos consomem menos eventualmente.
No site a da TESLA MOTORS consultei o blog e sugerem que 10m2 de paineis fotoeléctricos são suficientes para o carro da Tesla fazer 56km por dia. Depois de rever as contas que apresentaram (alguns factores que eram um pouco "generosos") a área pode ir até 15m2 ou 20m2. Num site "pro carro eléctrico" é normal alguns exageros mas a ideia parece boa. O telhado da garagem durante o dia capta energia para carregar as baterias. Fica sempre o problema de onde armazenar a energia captada durante o dia? Baterias!? Não me parece.

Para este carro eléctrico em particular são necessários 125Wh por Km (200Wh/milha). No caso de um carro a gasolina 704Wh por Km (8l/100Km).
A diferença é MUITO grande e tenho de dizer o carro eléctrico tem pernas (rodas) para andar.

(Wh - watt hora - é uma unidade de energia para quem estiver menos avontade)

Agora, de onde vêm os 125Wh isso depende, podem vir dos paineis do telhado da garagem ou da rede electrica.

Paj0 sabias que Portugal (STCP Porto) esteve (está?) involvido num projecto europeu sobre células de hidrogénio? O mesmo percurso tinha autocarros a gasóleo, a GPL e a células de hidrogénio para melhor comparar custos, manutenção, etc.
E creio que o hidrogénio era produzido no Alentejo numa pequena cental fotoeléctrica!?
Será que vamos beneficiar com esse "know-how"?

16/10/06 23:21  
Blogger Xicote said...

Consultar o link "Fuel Cell Bus Club" que deveria aparecer do lado direito do blog mas que teima em aparecer no fim.
(acho que a moda de dar duas de seguida veio para ficar)
;-)

16/10/06 23:27  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Em relação ao site da EUROPOSITRON de referir que estes senhores embora tenham começado com grande vontade, a verdade é que não apresentam nada de novo há quase 2 anos. Será falta de investidores?!! Fica a dúvida.

De facto os sites "pro EV" são sempre um pouco tendenciosos, visto que tentam vender o seu produto, mas a verdade é que apresentam (Tesla Motors)valores muito convidativos.

Em relação ao facto de todos os veículos passarem a eléctricos foi apenas um "suponhamos" pois tal hipótese seria insuportável por parte da Rede. Terá que ser um processo evolutivo "normal" dentro de certos limites, para que a Rede possa acompanhar a demanda de energia, ou ficariamos às escuras!!

A hipótese dos painéis solares viria colmatar de certa forma a escassez de energia da rede a curto prazo, e ainda viriamos a beneficiar do facto de não termos que pagar directamente a energia consumida :D

Em resposta à tua dúvida de armazenamento de energia produzida durante o dia os novos supercondensadores serão uma boa hipótese, tendo em conta o custo não muito elevado e a durabilidade.
Assim que souber o site destes supercondensadores coloco aqui.

Abraço

17/10/06 09:07  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Ó Sr. Xicote já colocava aqui um novo post!! Algo que tivesse a ver, por exemplo com veículos eléctricos, já que parece haver tanta gente interessada e tão pouca informação.

Vamos lá, aqui fica o convite.

PS: como é óbvio sou o anónimo que costuma responder às questões dos EV's.

Bom trabalho

31/10/06 00:15  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Ó Sr. Xicote, agora com a notícia do reactor de fusão nuclear, o seu espaço já merece um novo post não?

Tomo a liberdade de deixar desde já a dúvida colocada: visto ser necessário lítio para a produção de energia pelo processo de fusão, qual o efeito no preço das baterias a muito longo prazo? Dizem que as reservas de lítio chegam para mil anos mas isso não quer dizer nada, ou então quer!!

Bom, em todo o caso aqui fica um possível mote para a próxima discussão.

Abraço

22/11/06 22:51  
Blogger tójó said...

NOVO POST, NOVO POST, NOVO POST!!!
:-)

...e gajas?

2/12/06 09:36  
Anonymous Anónimo said...

Para quando um novo post? Com tantos assunto "novos" não haverá por aí algo de interessante para podermos falar um pouco?

Abraço

1/2/07 15:42  
Anonymous Anónimo said...

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26/9/10 00:34  
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4/10/10 22:00  
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Anonymous Anónimo said...

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