quinta-feira, agosto 24, 2006

Bioetanol

Para a questão energética os transportes têm características que fazem com que tenha de ser considerado um caso isolado dos outros. Isto porque existe uma rede de distribuição de combustivel a ser alterada e os veiculos também têm de ser diferentes ao mesmo tempo o parque automovel actual tem de continuar a funcionar. Isto são alguns problemas técnicos depois existem seguramente grupos de pressão, uns para alterar e outros para manter o actual estado das coisas.
Grosso modo prevesse que os veículos passem a emitir menos CO2 com a introdução progressiva dos biocombustiveis (bioetanol, biodiesel e biogas) e dos veículos híbridos. Numa segunda fase com o desenvolvimento das pilhas de hidrogénio as emissões vão baixar ainda mais.

A directiva europeia de 8 de Maio de 2003 (2003/30/CE) fixa a 2% a parte de bioetanol na gasolina super sem chumbo apartir de 2005 e 5,75% a parte de bioetanol na gasolina super sem chumbo apartir de 2010.

O bioetanol é um alcool obtido apartir da fermentação de açucares de vegetais.
O bioetanol pode ser misturado com gasolina e é designado como EXX. Por exemplo E10 significa um mistura de 10% de bioetanol e 90% de gasolina.

Pontos fortes do bioetanol:
Pode ser distribuido com alterações menores da actual rede de distribuição
O bioetanol é biodegradável menos explosivo menos toxico e mais facisl de extinguir
Carros a funcionar com E85 tem vindo a ser usados na América do Norte e do Sul e mais recentemente na Suécia sem problemas
O bioetanolpode ser produzido apartir de um vasto número de culturas agriculas e resíduos
A produção de bioetanol cria emprego sustentável e novas oportunidades de negócio na agricultura, indústria e serviços.

Na Suécia a Saab desenvolveu um modelo que trabalha a E85 que representa 80% das vendas nesse país. O modelo Ford Focus e Focus –Cmax Bioflex também trabalham com E85 e representa 10% das vendas na Suécia.
Este combustivel implica uma rede própria de distribuição de combustível e carros adaptados para comsumirem desde gasolina pura até E85 (só 15% gasolina).

Outro aspecto negativo é que é necessário “investir” combustivel para produzir bioetanol para os tratores agriculas, fabrico de pesticidas e adubos bem como para o transporte. Alguns estudos referem que é necessário investir 1 litro de combustivel para obter 8,06 litros de bioetanol de cana de açucar no Brasil. Estes valores dependem do tipo de cultura considerado e em que zona do globo é cultivado. No caso de bioetanol produzido nos EUA apartir de milho apenas se obtem 1,6 litros de bioetanol.
Não nos podemos precipitar numa “febre” ou “moda” das energias renováveis sem uma primeira avaliação do balanço energético.

Com as tecnologias actualmente disponíveis o bioetanol produzido na europa é competitivo para preçosdo petróleo acima de 90€ por barril

O balanço energético é o parâmetro mais adequado para definir a viabilidade técnica de qualquer programa bioenergético. Como o balanço positivo é altamente dependente do rendimento da cultura e do menor consumo de fertilizante azotado (consome muita energia a ser produzido), para o caso de culturas de baixa produção a alternativa é o melhoramento genético e a optimização da contribuição da fixação biológica de azoto através da adubação verde que permita reduzir ao mínimo a adubação azotada.

Além da Viabilidade Técnica, também deve ser avaliada Viabilidade Económica, a Viabilidade Ambiental e a Viabilidade Social.

Outro aspecto negativo ainda é que é um processo que apenas usa o grão desperdiçando tudo o resto assim os valores mais optimistas referem rendimentos de 370 litros de bioetanol por tonelada de milho, 340 litros de bioetanol por tonelada de trigo, 100 litros de bioetanol por tonelada de beterraba e 86 litros de bioetanol por tonelada de cana de açucar.

A matéria prima para a produção de bioetanol é a mesma que a usada para a alimentação logo a PAC (Politica Agricula Comum) pode ter que ser alterada no que diz respeito a subsídios.

Produção de etanol em biliões de litros
................ 2005 ... 2004
Brasil ....... 16,7 ..... 14,6
EUA ......... 16,6 ..... 14,3
CE .............. 3,0 ....... 2,6
Asia ........... 6,6 ....... 6,4
...China ...... 3,8 ....... 3,7
...India ....... 1,7 ....... 1,7
Africa ........ 0,6 ....... 0,6
Mundo .... 46,0 ..... 41,3

O bioetanol misturado com gasolina tolera muito mal contaminações de água. Uma das origens de água é a condensação de vapor de água nas paredes internas do depósito de combustivel do veículo, logo dificil de evitar.
Um aforma de reduzir este problema é transformar o bioetanol em ETBE (Ethyl tertio butyl éther).

Espero ter despertado o interesse por este tema.

4 Comments:

Blogger Xicote said...

Melhor do que ler este post é consultar o http://www.acap.pt/saloes-conferencias/agri/A4.pdf

27/8/06 17:13  
Blogger Xicote said...

Ainda mais actual é este artigo http://www.oilprodiesel.com/download.php?id=16&parent=94

27/8/06 22:49  
Blogger Xicote said...

Combinado Paj0, para o ano vou ao andanças beber um copo.
Estive a ver só no site e fiquei interessado em ir.
http://www.pedexumbo.com/site2005/site_and06/andancas2006_home.htm
(Só uma dúvida, dá para beber um copo, não dá?)

11/9/06 22:11  
Blogger tójó said...

Então é assim??
E os outros, não se diz nada a ninguém? Hã?
Também quero ir!! Ao Andanças...
Abraço

15/9/06 13:30  

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