sábado, junho 24, 2006

Vamos construir um colector

Já todos sentiram a água quente que sai de uma mangueira deixada ao sol durante uma tarde de calor, não é? OK então vamos começar por aqui mesmo.
O sol aquece a parte exterior da mangueira de plástico e o calor tem de atravessar a parede da mangueira. Se a água passar muito lentamente consegue ter tempo de no fim, estar á temperatura ideal para um banho quente.
Como o plástico é um mau condutor de calor vamos substitui-lo por outro material. Um metal, já que os metais são bons condutores de calor. Vamos então considerar que o tubo é de cobre e tem uma parede mais fina do que a mangueira de plástico. Bem agora que o calor chega mais facilmente até à água, o calor ainda tem que chegar até à água que está no centro do tubo.
Então vamos fazer com que o tubo seja da grossura (diâmetro exterior) de um dedo mindinho.
Como a cor preta absorve melhor a radiação do sol, vamos pintar o tubo de preto.
Bem agora a á gua já sai mais quentinha.
Mas nos dias de vento o calor é levado pelo vento e então, como vamos resolver isto?
E porque não colocar esta tubagem dentro de uma caixa de alunínio, com vidro do lado de cima e uma isolante forte (5cm de espessura) do lado contrário (lado voltado para o telhado). Deste modo o vento já não leva tão facilmente o calor absorvido do sol e ainda beneficia do efeito de estufa.
A pintura a preto pode ser substituida por um revestimento que absorva melhor o calor do sol.
Bem agora a água já pode passar mais rapidamente que no fim ainda é muito quente.
Os colectores actuais, são como o descrito.

4 Comments:

Blogger tójó said...

Quanto a vocês, não sei, mas eu estou esclarecido e vou experimentar agora mesmo!!!
Obrigado Xico!

24/6/06 12:20  
Anonymous Anónimo said...

Bom, de facto tal ideia pode parecer brilhante, inicialmente. Contudo gostaria de contribuir com alguns conselhos para todos os que já pensaram em construir este tipo de colector.

O Xicote esqueceu-ce de referir mas a ideia deve ser a de uma serpentina com o tubo de cobre, para aumentar a capacidade de água quente, em termos de volume. O problema é que ao dobrar o tudo de cobre se ele for muito fino pode partir, e se não partir a curva pode ficar mal feita e estrangular o caudal normal da água. Por isso muito cuidado ao dobrar o tubo.
Outro problema é o facto de a reserva de água dentro do colector ser bastante reduzida, a menos que tapem o telhado da vossa casa com um só colector. Sendo assim, parece lógico arranjar um reservatório que mantenha a água à temperatura pretendida, e de preferência com uma bomba de circulação incluida para que a água vá repetidamente ao colector para reaquecimento. Assim já parece melhor.
Atenção ao isolamente dos tubos que vão para o colector e que vêm do colector, pois são pontos potenciais de perdas de calor, por isso isolem bem com esponja dos tubos de aço inox.

Dito assim parece difícil, mas se tivermos em conta que todo este material pode ser encontrado na "sucata" menos o reservatório, é muito fácil de fazer e fica barato.

PS: sou o mesmo anónimo do comentário ao rendimento dos painéis fotovoltaicos.

Boa construção

26/7/06 23:41  
Blogger Xicote said...

Fazer um colector por conta própria para uma brincadeira de amigos compreendo, agora fazer para instalar em casa desaconselho vivamente.
Da mesma forma que nos habituámos a rodar a chave do carro e ele pegar à primeira (recordo que durante muitos anos não foi assim) também não aceitamos facilmente que o aquecimento deixe de funcionar. Mais, não tem garantia, quem tem de o reparar somos nós.

Ainda sobre o colector, normalmente são constituidos por dois tubos na horizontal de diâmetro interno 16mm um colocado na parte alta outro na parte baixa. Estes dois tubos distribuidores estão unidos por 8 a 10 tubos verticais (diam. int. 7mm) soldados.
Consulta o site da Vulcano "Catalogo Solar" e o manual do instalador no site AguaQuenteSolar pag. 21, 41 e seguintes.

27/7/06 23:52  
Anonymous Anónimo said...

Boas

Peço desculpa se dei a ideia que era para construir um colector industrial, pois não era de forma alguma minha intenção. A ideia era tentar construir, como o Xicote disse, entre amigos e depois vermos o efeito, numa ideia de ver como é que funciona e não de ser instalado como peça funcional da casa.
O facto de se avariar, epá olha acontece, mas a piada está aí. Depois de avariar tentar perceber o porquê e tentar ver a solução, a isso se chama a verdadeira engenharia. :D

17/8/06 13:09  

Enviar um comentário

<< Home