terça-feira, junho 27, 2006

Biodiesel

Eu tenho lido em forums e merdas do genero...
A estoria (com e) é esta: Quando os carros "a gasoleo" foram criados eram de facto para usar o oleo normal de fritar, mas com o boom no inicio do sec. passado das industrias petroliferas, o gasoleo tornou-se tão barato que esses motores foram convertidos para começar a mamar gasoleo.
Neste momento algumas pessoas estão a fazer o contrario, estão a altera-los para começar a mamar oleo de fritar, e o fixe é que pode ser oleo virgem ou que já tenha fritado, há pessoas a irem aos restaurantes buscar o oleo que eles lá têm, é necessario no entanto filtra-lo.
Pelo que tenho lido qualquer carro mesmo sem alterações pode levar uma certa percentagem... 30% misturado com o gasoleo, mas para percentagens maiores é preciso fazer umas certas alterações porque parece que o oleo tem de ser aquecido a 70º antes de entrar no motor.
Há quem use uma resistencia electrica para aquecer o oleo para o carro pegar e quando tiver quente é o liquido de refrigeração que mantem a temperatura do oleo.
Outros arrancam a gasoleo e assim não precisam de resistencia, alterando para oleo quando o liquido de refrigeração conseguir manter o oleo a 70º. Se fores ao google e pesquisares é muito facil encontrares qualquer coisa, se quiseres vai a estes links que os consegui rapidamente.

http://forums.biodieselnow.com/topic.asp?TOPIC_ID=6077&whichpage=3
http://forums.biodieselnow.com/post.asp?method=ReplyQuote&REPLY_ID=61289&TOPIC_ID=6077&FORUM_ID=10
http://forum.autohoje.com/post.asp?method=ReplyQuote&REPLY_ID=2061622&TOPIC_ID=77170&FORUM_ID=1

Este texto foi-me enviado pelo Pereira.
Pereira, eu sei que não era este o teu objectivo mas estava demasiado bom para enviar para o lixo. Conto contigo.

3 Comments:

Blogger tójó said...

Que fixe!!!
"Tenho o depósito quase a zero, quando acabares de fritar esses jaquinzinhos mete o óleo num jarrican para irmos tomar café!!!"
As coisas que um gajo aprende...

29/6/06 13:18  
Anonymous Anónimo said...

oie chico, saudações.
duas, três coisas.
paineis solares.. achas que vale a pena procurar financiamentos desses programas, que agora abundam, de apoio a criação de projectos de cariz tecnol´gico e inovação ? afinal, dito da forma como escreveste parece tão simples começar...
outra coisa que seria um bom tema para aqui. os manos no brasil lideram em "know how" e produção. surprendentemente, ou nem por isso, começa a ganhar grande interesse e já alguma implantação nos estados unidos. estou a falar, como já deves ter adivinhado, em bio-etanol. algumas linhas para elucidares aqui os teus leitores ?
abraço,
e frazão

5/7/06 15:19  
Blogger Xicote said...

Olá Frasão, aceitei o desafio mas dá-me algum tempo para pesquisar informação.
O Jorge já começou a contribuir. Boa é assim mesmo!!

Uma carro a água, ... hummm não creio.

Mas é possível fazer uma carro a ar!!! É verdade um depósito cheio de ar sobre pressão (muita pressão) que depois alimenta um bloco de motor identico ao que temos nos carros mas simplificado e a 2 tempos.
O ar sobre pressão empurra o pistão para baixo e este ao subir faz sair o ar e fica pronto para voltara descer "empurrado por mais uma golada de ar" e voilá temos movimento.

26/7/06 01:06  

Enviar um comentário

<< Home