quarta-feira, julho 05, 2006

Previsão da evolução das Energias Renováveis


Este gráfico está no site do EREC (Conselho Europeu das Energias Renováveis).
Se clicarem (esta palavra não existe por isso não pode estar mal escrita) sobre o título do post vão ter direitinhos a esse artigo (as m%rd?s que já sei fazer!!)
É uma previsão da evolução do consumo de energia mundial considerando que são tomadas medidas de promoção das energias renováveis (ER) e que são tomadas medidas de economia de energia.
Uma coisa salta á vista, apesar de tanta publicidade ás ER, apenas uma percentagem minima é assegurada pelas ER.
Sempre pensei que fosse mais.
Só em 2040 as ER vão assegurar cerca de metade da necessidade de energia mundial.
Ainda há muito caminho para andar.
O grafico abaixo é a previsão se o estado de coisas não se alterar, se não for promovido o fabrico de equipamentos (máquinas, carros, casas, ...) menos consumidores de energia e se não for promovida a indústria das emergias renováveis.
Deste modo em 2040 pouco mais de um quarto da energia mundial terá origem renovável.
Como se pode ver a necessidade de energia cresce nos dois gráficos porque cada vez existem mais pessoas e cada vez há mais países que estão a sair das pobreza como India e a China.
Quando as pessoas têm dinheiro o que é que fazem? Compram mais coisas, compram aquecimento para a casa e depois também arrefecimento, 1 carro, depois mais 1 carro, maquinas para tudo (até para escover os dentes),...
Para fazer tudo isto e fazer tudo isto funcionar, é necessário mais energia. Para combater este crescimento que não se pode impedir é necessário incentivar o fabrico de máquinas mais eficientes (classe A) que fazem o mesmo com menos energia, casas com menos perdas, carros mais económicos, etc.

3 Comments:

Blogger maRKis_puGa said...

Boas noites, son un chico galego vin que tiñades un blog portugues e decidín escrivirbos nel. ¿Sabedes porqué? Pois porque eu traballo nunha empresa portuguesa, seguro que se vos digo o nome sabredes cal é. Espero q vos pasedes polo meu blog e me deixedes algún comentario. Grazas.

6/7/06 23:55  
Blogger tójó said...

O grande problema da ER é que aínda não estão ao alcance, monetáriamente falando, de todos. O investimento até se amortiza, ok, mas a longo prazo e o pessoal anda "à rasca" e os investimentos iniciais aínda são um bocado altos.
Independentemente disso, acho que se pode fazer muita coisa em matéria de energia e sem gastos imediatos de dinheiro, como é o caso dos isolamentos nas casas por causa da temperatura.
E o facto de no verão se usar bastante o automóvel quando vivemos perto do emprego e podemos usar a bicicleta e contribuir para uma diminuição do CO2 e além disso aínda para uma vida mais saudável.
A biomassa, outra das energias que podiam ser usadas com mais frequência. Muita gente com pinhais a precisarem de ser limpos e renovados e continuam a usar os seus queimadores de gasóleo para ter aquecimento no inverno.
Sei lá, montes de coisas que podemos fazer diáriamente para diminuir o consumo de energia eléctrica e continuamos a usar e abusar dela sem ter a noção que maior parte da electricidade que gastamos vem de combusiveis fósseis.
Mas enfim, não podemos parar a economia em função do ambiente e nem o contrário pode acontecer. Temos que conseguir o equilibrio a todo o custo e tu já estás a contribuir para isso!!!!

11/7/06 15:27  
Blogger Unknown said...

sou um aluno do ISEP estou no final da licenciatura gostaria de contar com o vosso apoio para a melhor pesquisa sobre produção distribuida e calculo de cargas em energias renovaveis numa rede com 72 nós e previsão até 2040. desde já obrigado pela ajuda

18/6/09 23:10  

Enviar um comentário

<< Home